menu imagem

15 maio 2013

Vida de recém casada

Não sumi, só preciso me organizar!

Via


“O príncipe e a princesa se casam e vivem felizes para sempre”. Isso só acontece em contos de fadas mesmo, né? Qualquer um que já se atreveu a juntar os trapos com o parceiro ou parceira sabe bem essa realidade. O sonho de que todos os problemas vão ter fim e de que o relacionamento vai viver nas nuvens, é sonho mesmo! As dificuldades triplicam e a intimidade torna-se um fator principal para as brigas.
Por que tantos problemas após o casamento? De onde veio toda esta complicação que no namoro nem se cogitava em existir? Tudo isso tem solução? Conversamos com o terapeuta e escritor, Sergio Savian, focado na consciência e melhoria das relações humanas, que nos explicou todos os detalhes da vida de recém-casado. Vamos prestar atenção, procurar aprender com as dicas e solucionar nossos (futuros) problemas.
Pra começo de conversa, Sergio revela as principais surpresas que o casal se depara quando casa: “Talvez a maior seja a constatação de que a relação mais íntima dá muito mais mão de obra do que se imaginava, além do fato de que casamento e sensualidade nem sempre caminham juntos”.
O mais engraçado é que casais que namoraram durante anos e pareciam viver uma realidade tranquila, após se unirem entram em crise: “Estes casais não tiveram habilidade para desenvolver uma convivência íntima harmônica e prazerosa, principalmente quando um deles, ou ambos, adota uma postura muito crítica em relação ao outro”, explica o terapeuta.
Savian explica que o casamento amplifica os problemas da relação. Se a comunicação é ruim, tende a piorar. Se os cônjuges não estiverem dispostos a se conhecer e assumir o crescimento pessoal como algo importante em suas vidas, o casamento corre o perigo de terminar muito rapidamente.
O maior problema, porém, se encontra na idealização do casamento. A menina acha que seu namorado é perfeito e vice-versa, os defeitos são sutis e após casados tudo será resolvido espontaneamente. Esta ilusão parece que vem com um combo junto da palavra “aceito” e é alimentada pela sociedade. Ninguém é preparado ou faz um curso para casar. O escritor deixa claro: “O casamento não resolve nada por si. É preciso que os dois envolvidos estejam amadurecidos e convictos que realmente desejam este caminho de vida”.
Para começar a entender melhor o casamento, é necessário entender suas exigências, que de acordo como especialista são: autoconhecimento, uma boa comunicação, feedbacks, tolerância, paciência e a capacidade de enxergar o outro tal como ele é e não como gostaríamos que fosse.
Quando os problemas aparecerem, para não entrar em crise, é preciso compreender melhor a natureza do casamento. Você não está mais solteiro, perdeu algumas liberdades, deve dar satisfação para o outro, ter afinidades que justificam a vida comum e por fim, saber negociar as diferenças e, talvez a tarefa mais difícil, estar junto de alguém e não perder a própria identidade.
Por fim, para os casais que pensam em se casar, Sergio ressalta: “Os dois precisam desejar a união. Se um dos dois quer casar e o outro ainda não está no ponto, o ideal é que não assumam este compromisso até que haja comum acordo de fato. Importante ressaltar também que o casamento não acontece somente para dar satisfação à família, aos amigos, à sociedade. Desta forma, não há autenticidade, nem a força necessária para ultrapassar todos os percalços que sem dúvida acontecerão”.
Procurar o equilíbrio, junto do respeito e da paciência, parece ser a combinação exata para um relacionamento dar certo. Junte isto com as mega dicas que Sergio deixou para nós e terá a tão esperada receita do final feliz.

Um comentário:

  1. Oi Mari, seu blog é uma gracinha. Eu não achei o lugarzinho para te seguir, e quero ser sua seguidora.
    É a vida de casada não é fácil, mas tem mais pontos altos do que baixos. Amo ser casada, completamos seis meses, e nunca fui tão feliz.
    Beijossss

    ResponderExcluir

Oi... comentem a vontade...
Que Deus abençoe vocês!


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo